quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Telepresença? Tecnologia a nosso serviço

Li recentemente sobre uma empresa que implanta um sistema que é uma evolução da videoconferência e que propõe aumentar a produtividade e reduzir custos da realização de reuniões que envolvem profissionais lotados em diferentes locais. É um sistema que combina tecnologia da informação e cenário utilizando uma conexão de internet de alta capacidade (já disponível no país). Ligam-se salas que possuem a mesma iluminação, paredes, carpete e móveis dando a nítida sensação que todos estão no mesmo local. As pessoas se veem em telas grandes de alta definição e som Dolby que faz com que o som venha da direção correta. Quem já participou de reuniões com este recurso elogiou o resultado. Para conferir....

O que esperar do RH de uma empresa

Com intuíto de estimular pequenos e médios empresários a pensarem na implantação de uma ação organizada na gestão dos seus recursos humanos, o Caderno de Empregos do Estadão, 08/02/2009, listou alguns itens da atividade na empresa. Vale a pena reproduzir neste espaço:

. Conhecer os valores, diferenciais, competências estratégicas e objetivos da organização,
. Alinhar a atuação do RH e dos colaboradores com os objetivos da empresa,
. Comunicar diretamente e também por meio dos gestores,
. Criar políticas de remuneração de forma a incentivar os funcionários,
. Contratar e promover colaboradores de acordo com o perfil do cargo e seu desempenho,
. Priorizar a participação dos colaboradores com bom desempenho nos processos de vagas,
. Conhecer os profissionais e suas qualificações para obter melhores resultados de sua atuação e da empresa como um todo,
. Criar condições de manutenção dos talentos da organização,
. Implementar um programa de gestão por competências, determinando as ações e comportamentos esperados dos colaboradores,
. Promover a integração das áreas e transformar a empresa numa equipe coesa,
. Ter a descrição atualizada de cada cargo, com o perfil das qualificações requeridas para a função,
. Preparar os gestores para administrar suas áreas agindo como líderes, motivando e apoiando os colaboradores,
. Avaliar periodicamente o desempenho das competências dos colaboradores com feedback constante da atuação deles,
. Estabelecer um plano de desenvolvimento para cada colaborador, visando desenvolver as qualificações e competências esperadas pelo cargo e aprimorar seu desempenho.