Coisas curiosas acontecem...
Nesta manhã vindo trabalhar vi outdoors, ouvi no rádio e recebi um jornal gratuito na esquina... todos falavam do evento que vai ser realizado amanhã intitulado SKOL SENSATIONS.
Curioso, entrei no site e vi que será uma grande festa - tipo rave, das 23h00 até as 5h00, pelo menos, muito bem produzida, muita luz, muito som, apelo para que todos estejam de branco. Tudo muito interessante.
Mas, uma questão ficou martelando na minha cabeça.
Todos sabem que uma festa destas, reunindo milhares de jovens com todo o cenário montado para a diversão, patrocinado por uma empresa de bebida, naturalmente leva ao consumo de.... bebida e - alguém duvida? - drogas....
Ora, como é que uma empresa, do tamanho e importância da AmBev patrocina um evento que criará um clima mais do que propício para o consumo daqueles tipos de substâncias químicas? Ou alguém duvida? Mas, alguém duvida mesmo????
Fui até o site da AmBev e lá encontrei frases do tipo:
1.) Cumprindo seu papel de empresa cidadã, a AmBev realiza, desde 2001, ações com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos associados ao uso indevido do álcool.
2.) A pioneira em publicidade de consumo responsável foi a Skol.
3.) Esses são apenas alguns exemplos de ações promovidas pelas marcas da AmBev e que demonstram a preocupação da companhia com a saúde e segurança do consumidor, porque, afinal de contas, é muito mais divertido ir e voltar!
4.) Legalidade e ética - O Código de Conduta de Negócios é o nosso compromisso com uma atuação responsável, ética, transparente e de respeito mútuo entre nossos profissionais. Esse valor também inclui a responsabilidade perante os consumidores, expressa no investimento para colocar no mercado produtos de alta qualidade e criar canais eficazes para acolher suas eventuais reclamações.
5.) Gente do bem - O Evento “Gente do Bem”, lançado em 2006, tem como propósito engajar os funcionários e comunidades locais com questões de responsabilidade social. Como parte das atividades, cada unidade da Ambev no Brasil promoveu um dia de discussão aberta sobre o consumo responsável do álcool. Em torno de 45.000 pessoas (funcionários, comunidade, ONGs, órgãos públicos; representantes de escolas) assistiram ao vídeo “Como falar com seus filhos sobre o uso do álcool”, produzido pelo CISA. Além do vídeo, os participantes receberam um livreto informativo sobre o assunto.
Quem engana quem nessa história de RESPONSABILIDADE SOCIAL?