sexta-feira, 17 de abril de 2009

Gran Sapore adquire a BQ Benefícios


Foi divulgada ontem a notícia da aquisição da BQ Benefícios (ex-Banquet) pela Gran Sapore. A BQ é uma empresa gaúcha e administra vales-refeição e alimentação de mais de 3 mil clientes e 150 mil usuários, basicamente da região Sul. Com esta plataforma a Sapore certamente irá acelerar a entrada de seus produtos Sapore Mercato, Ristoranti e Auto.

A Sapore é uma empresa de R$ 900 milhões de faturamento e mais de 15 mil colaboradores distribuidos em todo o território nacional.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Serviço online compara planos de saúde no Brasil

Publicado hoje (15/04/09) no boletim AdNews e repercuto aqui visando auxiliar na orientação que o RH deve dar aos colaboradores que tenham planos privados:

Já está disponível na web um serviço online que vai ajudar a população na hora de escolher seu plano de saúde.


Com essa ferramenta é possível comparar os mais de cinco mil planos de saúde oferecidos por aproximadamente 900 operadoras brasileiras. A iniciativa foi da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão vinculado ao Ministério da Saúde. Nesta quarta-feira (15), teve início a portabilidade de carências no país, assim, os usuários podem mudar de plano de saúde levando o período de carência cumprido na outra operadora. Segundo a agência, 7,5 milhões de pessoas que utilizam planos de saúde familiares ou individuais, contratados a partir de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98 seriam beneficiados com a nova medida. Na página da ANS também está disponível uma explicação sobre as etapas que precisam ser cumpridas para conseguir o benefício.

Saúde - o que pode dar certo.

Assim começa o artigo do Dr. Armênio Soares P. Filho publicado no site http://www.rhcentral.com.br/, área de interesse: Benefício Saúde.

Atribui-se a Albert Einstein a interpretação de duas únicas maneiras de se viver a Vida: “A primeira é vivê-la como se os milagres não existissem. A segunda é vivê-la como se tudo fosse um milagre”.

A somatória dos nossos hábitos de vida: nossos vícios, a qualidade da nossa alimentação, os exercícios físicos que praticamos e o nível de stress a que somos submetidos são responsáveis por 51% dos fatores determinantes do estado de nossa saúde; outros 31 % são atribuídos aos aspectos biológicos (sexo, idade e características genéticas) e ambientais (condições socioeconômicas e o ambiente que vivemos) e por fim, os restantes 10% são de responsabilidade dos serviços de saúde que nos são oferecidos e que deveriam nos proporcionar prevenção de doenças, promoção da saúde, lazer e nos submeterem aos necessários tratamentos e reabilitações.

Leia mais clicando aqui.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Vale demite diretor de RH

A Vale em processo de ajuste no quadro de diretores para se adequar à nova realidade econômica comunicou a extinção das posições e a consequente demissão de quatro profissionais que são:
1.) o diretor de Gestão e Sustentabilidade,
2.) o diretor de Meio Ambiente,
3.) o diretor de Comunicação e
4.) Advinhem???????? o diretor de Recursos Humanos.

Sem desmerecer a relevância das outras áreas, ainda mais em se tratando de um mineradora, como Meio Ambiente e Sustentabilidade... mas, extinguir uma diretoria de Recursos Humanos em uma companhia de 62 mil colaboradores em todo o mundo sob o argumento de redução de custos?

Não é possível, alguma coisa está errada, ou então, realmente, esta crise está deixando o mundo que conhecemos de cabeça para baixo....

Sindicato, para que mesmo?

Não há a menor dúvida que os sindicatos são organismos fundamentais para o apoio aos trabalhadores, força dita "fraca" na relação capital x emprego. Entretanto, por vezes, na minha opinião, os dirigentes deste tipo de organização extrapola o limite do bom senso, do razoável e do produtivo na defesa dos interesses dos trabalhadores.

A Kopenhagen - tradicional fabricante de produtos de chocolate, alías deliciosos, anunciou nesta semana o fechamento da sua fábrica localizada na cidade de Barueri, Grande São Paulo, e a transferência da produção de chocolates e balas para o município de Extrema, em Minas Gerais.

Decisão empresarial, soberana dos acionistas, que deve ter sido tomada em função da busca de melhores condições de produção para competir com mais força no mercado. Muito bem, e não é que teve um sujeito, "presidente" do Sindicato da Alimentação, que disse "Estamos indignados e esperamos que a empresa tenha sensibilidade e ofereça pacote de benefícios aos trabalhadores"....

Ora, indignado com o quê? com a decisão soberana dos acionistas em procurar o melhor para o seu negócio? Francamente....
Qual a sua opinião? O Sindicato tudo pode e tudo deve?

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Empresas de recolocação - ABRH-SP alerta



Gostei do pronunciamento da ABRH-SP sobre o problema recorrente das falsas empresas de recolocação. Deu um belo destaque ao tema, por meio de uma matéria bem escrita, na sua página publicada aos domingos no jornal O Estado de S. Paulo. Neste tipo de assunto, as entidades precisam manifestar-se com força orientando a população sobre este tipo de golpe maldito.

Aliás, fica uma sugestão: porquê não articular junto a todas as entidades do setor e grupos de RH uma grande campanha de esclarecimento dirigida à população? Além de veicular esta campanha nos espaços que as entidades possuem nos grandes jornais, poderiam envolver também os sites de recrutamento.Somando-se a audiência que divulgam ter, a informação alcançaria mais de 14 milhões de visitantes únicos por mês...

Seria um belo trabalho voltado para a sociedade.