sexta-feira, 27 de março de 2009

Fábio Cruz na Metallink Implants

O nosso amigo Fabio Cruz, presidente da AAPSA na gestão 2006 a 2008, assumiu a posição de Gerente de Relacionamentos Corporativos da Metallinks Implants, empresa de produtos médicos de alta tecnologia.

Fábio é graduado em Administração de Empresas e pós graduado em Marketing pela FAAP, com vivencia em renomadas empresas como Bayer, Merck Sharp & Dohme, nas áreas de Recursos Humanos e Negócios.

Desejamos boa sorte ao Fábio nesta nova fase profissional.




Foto: Breno Verniz

quinta-feira, 26 de março de 2009

Método do tijolo para contratação de funcionários

Recebi esta contribuição e vale a pena compartilhar com vocês. Também concordo que piadinha com RH no meio tem limite, afinal não é bem assim, né? Ou é?

O método funciona assim:

1 - Coloque todos os candidatos num galpão

2 - Deixe disponiveis 200 tijolos para cada um.

3 - Não dê orientação alguma sobre o que fazer.

4 - Tranque-os lá.

Após seis horas, volte e verifique o que fizeram. Segue a análise dos resultados:

1 - Os que contaram os tijolos, contrate como contadores.
2 - Os que contaram e em seguida recontaram os tijolos, são auditores.
3 - Os que espalharam os tijolos são engenheiros.
4 - Os que tiverem arrumado os tijolos de maneira muito estranha, difícil de entender, coloque-os no Planejamento, Projeto e Implantação Controle de Produção.
5 - Os que estiverem jogando tijolos uns nos outros, coloque-os em Operações.
6 - Os que estiverem dormindo, coloque-os na Segurança.
7 - Aqueles que picaram os tijolos em pedacinhos e estiverem tentando montá-los novamente, devem ir direto à Tecnologia da Informação.
8 - Os que estiverem sentados sem fazer nada ou batendo papo-furado, são dos Recursos Humanos.
9 - Os que disserem que fizeram de tudo para diminuir o estoque mas a concorrência está desleal e será preciso pensar em maiores facilidades, são vendedores natos.
10 - Os que já tiverem saído, são gerentes.
11 - Os que estiverem olhando pela janela com o olhar perdido no infinito, são os responsáveis pelo Planejamento Estratégico.
12 - Os que estiverem conversando entre si com as mãos no bolso demonstrando que nem sequer tocaram nos tijolos e jamais fariam isso, cumprimente-os com muito respeito e coloque-os na Diretoria.
13 - Os que levantaram um muro e se esconderam atrás são do Departamento de Marketing.
14 - Os que afirmarem não estar vendo tijolo algum na sala, são advogados, encaminhem ao Departamento Jurídico.
15 - Os que reclamarem que os tijolos 'estão uma porcaria, sem identificação, sem padronização e com medidas erradas', coloque na Qualidade.
16 - Os que começarem a chamar os demais de 'companheiros', elimine-os imediatamente antes que criem um sindicato.

Seguro-desemprego ampliado tem opiniões divergentes


Estava demorando para surgir outras opiniões sobre a questão do "alongamento" em dois meses (duas parcelas) do seguro-desemprego para algumas categorias "mais atingidas" pelo desemprego, no mês de dezembro/2008. O Ministério do Trabalho divulgou que desempregados de 16 Estados e de 42 setores econômicos mais atingidos, como metalurgia, têxtil, material de transporte, mecânica, química e farmacêutica, serão os beneficiados.

O ex-ministro do Trabalho Almir Pazzianoto, que instituiu o seguro-desemprego na época do Governo Sarney, diz que "é uma discriminação inaceitável. O desemprego não é seletivo. Você não pode oferecer o benefício a ex-funcionários de uma empresa e negá-lo aos demitidos da empresa ao lado, só porque são de outro setor da economia".

Guilherme Afif Domingos, secretário do Emprego em São Paulo, também bombardeou a idéia que chamou de aberração. Ele diz que "o problema é generalizado, não é por setor. É uma aberração e indica um equívoco profundo na formulação de políticas públicas do governo federal".

Bem que as entidades de gestão de pessoas poderiam posicionar-se, não concordam?

CIEE - Nova Lei do Estágio

Vou reproduzir parte do texto veiculado hoje na coluna CIEE INFORMA pela relevância junto aos RH's:
"O CIEE acaba de lançar a edição atualizada e ampliada do Guia prático para entender a nova Lei do Estágio. Além do texto integral da lei, que alterou as regras do estágio em 26 de setembro de 2008, a publicação traz a cartilha que o Ministério do Trabalho (MTE) criou para esclarecer dúvidas e orientar a fiscalização.... o Guia prático para entender a nova Lei do Estágio pode ser solicitada gratuitamente pelo e-mail tania@cieesp.org.br informando o endereço completo.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Algo de (muito) podre no reino do BÔNUS

Resisti o que pude: comentar ou não a questão dos bônus pagos a executivos. Parecia um baita problema tipicamente americano, uma montanha de dólares pagos para altos executivos na entrada, na saída, no bom desempenho e - agora, todos souberam - também no mau desempenho... Ou seja, lá em qualquer circunstância paga-se (alías, uma notinha por curiosidade deste escriba: os políticos no Brasil aprenderam com eles ou os ensinaram?).

Então, voltando... matérias publicadas na imprensa dão conta que o problema do pagamento dos bônus até em situações corporativas vexatórias como são os prejuízos imensos registrados pelas empresas também contaminaram a Europa. Os governos estão reagindo a estas práticas no caso de aplicadas por empresas que usufruiram ajuda do Tesouro. E a novidade é que colaboradores destas empresas com prejuízo também estão manifestando-se - até agressivamente - por práticas, na minha opinião também, no mínimo vergonhosas.


Por exemplo, o caso da Valeo francesa cujo CEO foi demitido na semana passada em função da gestão que provocou um rombo de mais de 300 milhões de euros e a perspectiva de demissão de mais de 5 mil funcionários. Na saída, ele levou mais de 3 milhões de euros e, evidentemente, esta notícia causou ira e "forte sentimento" de injustiça entre os funcionários. Este CEO tem um histórico de 20 anos de serviços prestados à companhia, mas vai explicar isto para quem está na eminência de ser desligado e tem uma perspectiva negra pela frente em relação a um novo emprego . E você, o quê faria? relevaria? Também pegaria em "armas"?


A Revista Exame desta quinzena traz uma matéria interessante sobre a questão, mesmo que focando a realidade americana, mas incluindo tópicos do cenário tupiniquim. Em nossa terra não conseguimos saber quais são os bônus pagos para altos executivos, em razão de uma legislação que não prevê esta divulgação e em função da nossa cultura.


De qualquer forma, vamos buscar mais dados para produzir matéria a ser publicada na revista profissional&negócios para a comunidade de RH. Manterei vocês à par.
Em tempo: desculpe a imagem escolhida para a nota, mas não pude resistir...

segunda-feira, 23 de março de 2009

Dilbert para encerrar o dia


Pessoal,
esta tirinha vem bem a calhar...

Vejam comunicado distribuído agora pela Avimed Saúde:

"Sr(a). Associado(a), comunicamos que está firmada ação de unificação da carteira de associados da Avimed Saúde pela Itálica Saúde.

Com esta unificação você terá garantido a continuidade e o reestabelecimento do atendimento pleno à suas necessidades de saúde.

Neste momento você poderá obter maiores informações através do seu Call Center Avimed, também podendo utilizar imediatamente a rede de atendimento da Itálica Saúde, para isso consulte o site " http://www.italicasaude.com.br ".

Em breve você estará recebendo suas novas carteirinhas e manual atualizado da rede de atendimento da Itálica Saúde".

Mulher e Alcoolismo

Veja uma matéria legal veiculada no programa jornalístico Hoje em Dia.

Mulheres executivas e alcoolismo

Impressionante o resultado do levantamento da Secretária de Estado da Saúde de SP: entre 2.006 e 2.008, cresceu em 28,8% os atendimentos de mulheres que, em geral, têm diploma universitário, trabalham em um bom emprego e renda familiar mensal superior a 15 salários mínimos. E o curioso é que, embora tenham condição de buscar auxílio em clínicas particulares, utilizam o serviço público (SUS - Sistema Único de Saúde), quem sabe pelo receio da exposição, em suas faixas sociais, da situação pela qual estão passando.

Mônica Zilberman, especialista da Universidade de São Paulo em alcoolismo feminino, acredita nisso. Comenta que a procura na rede pública é pela vergonha de recorrer ao médico particular e ter de assumir para a família que tem o problema. "É como se o serviço público preservasse a privacidade delas".

Tendo em vista que não existe ainda um levantamento amplo sobre o assunto, imaginem se forem incluídos os números de atendimentos nas clínicas particulares...

Você, RH, pode ajudar! e muito!

Procure difundir junto aos colaboradores - via jornais internos, intranet, etc - textos e alertas sobre a questão do alcoolismo.

Busque algum programa que o ajude a detectar executivos(as) com sinais de dependência química. Converse com o médico da empresa ou veja se o plano médico tem algum tipo de programa específico.

Você é um LIDESTOR?

Pois é... olhem aí mais um termo cunhado para a pasta "RH's e os Termos".

O autor do dito é Luiz Roberto Fava, consultor, cirurgião-dentista, professor, etc. Ele explicará mais sobre o termo (que significa uma pessoa capaz de ser líder e gestor ao mesmo tempo, sabendo aglutinar o grupo sem perder o comando da equipe...) em palestra que realizará no dia 25/03 no auditório do Instituto Reinaldo Polito para o Via de Acesso. O nome da palestra é A integração Corporação-Colaborador na Era da Sabedoria... para conferir!


Segundo uma colaboração bem legal publicada no site

Gestor é o Responsável por gerir os recursos disponíveis que pode ser: financeiro/humanos/administrativo/produção ou todos juntos; gerencia, conduz, determina, articula, representa. A função do gestor é garantir a funcionalidade e continuidade das tarefas e da organização bem como atender às expectativas dos funcionários e clientes garantindo a lucratividade e maximizando os resultados aos proprietários da empresa!

Segundo um texto publicado pelo César Souza:

Líder é aquele que
1.) Oferece uma causa, não apenas tarefas
Cria um ambiente de motivação profunda ao deixar claro o significado que transcende a tarefa, o trabalho, a missão, o emprego das pessoas que o cercam. Ajuda as pessoas a identificarem com clareza o rumo que pretendem seguir. Estimula as pessoas a sentirem que fazem parte de algo nobre, muito além da simples troca do trabalho por remuneração. Oferece às pessoas aquilo que mais desejam: uma bandeira, uma razão para suas vidas.
2.) Forma outros líderes, não apenas seguidores
Seu papel não se resume a motivar seguidores. Investe no desenvolvimento dos futuros líderes. Educa seus filhos para exercerem liderança, não apenas para obedecer. Torna-se mentor dos outros no seu ciclo de amizades, no clube que freqüenta, no projeto comunitário de que participa.
3.) Lidera nos 360 graus, não apenas 90 graus
Atua onde faz diferença, não fica confinado às “paredes” do seu território formal. Exerce a “Liderança 360 graus”: fora, para cima, para os lados. Não influencia somente quem está do lado “de dentro” numa família, empresa, equipe. A filha líder influencia o pai. O jogador influencia o treinador da equipe. Constrói “pontes”, em vez de “paredes”.
4.) Surpreende pelos resutados, faz mais do que o esperado
Consegue obter resultados incomuns de pessoas comuns. Surpreende, superando sempre o esperado. Em vez de simplesmente dar ordens e cobrar rendimento, incentiva cada um a fazer o seu melhor, porque dá o seu melhor. Não espera acontecer. Cria as oportunidades.Estimula o senso de urgência, não deixa as coisas para amanhã.
5.) Inspira pelos valores, não apenas pelo carisma
Essa é a tarefa mais importante do Líder. Esta é a “cola” que une as outras quatro forças, a que dá sentido a tudo.O Líder Integral cria clima de ética, integridade, confiança, respeito pelo outro, transparência, aprendizado contínuo, inovação, proatividade, paixão, humildade, inteligência emocional.