sábado, 11 de abril de 2009

Feliz Páscoa!

Lembremos que Páscoa é passagem, renascimento e esperança!
Páscoa é uma data religiosa, portanto, vamos pensar Naquele que nos orienta, conforta e nos dá forças não só para enfrentar as tormentas da vida, bem como, gozar suas alegrias.
Feliz Páscoa para você!
Páscoa em outros idiomas:
Alemão - Ostern
Árabe - عيد الفصح (ʿĪdu l-Fiṣḥ)
Basco - Bazko
Búlgaro Пасха (Paskha)
Catalão - Pasqua
Espanhol - Pascua
Esperanto - Pasko
Finlandês - Pääsiäinen
Francês - Pâques
Friulano - Pasche
Georgiano - აღდგომა (Aghdgoma)
grego - Πάσχα (Páscha)
Inglês - Easter
Irlandês - Cáisg
Islandês - Paska
italiano - Pasqua
Latim - Pascha ou Festa Paschalia
Neerlandês - Pasen
Norueguês - Påske
Polonês - Wielkanoc
Português - Páscoa
Romeno - Paşti
Russo - Пасха (Paskha)
Sueco - Påsk
Turco - Paskalya

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Qualidade de Vida e Sustentabilidade Organizacional - PÓS-MBA

O mundo mudou. Há maior consciência sobre os desafios de bem estar, dentro e fora do ambiente de trabalho. A internacionalização, a explosão da tecnologia e a complexidade dos novos conhecimentos de gestão pública e privada abriram novos caminhos para a valorização da sustentabilidade da pessoa e da produtividade.... esta é a chamada do Fórum Executivo promovido pela Profa. Dra. Ana Cristina Limongi-França que acontecerá no próximo dia 16 de abril na FIA - Unidade Educacional Pinheiros.


Os participantes devem ser executivos, consultores ou empresários com título de MBA, Mestrado ou Doutorado ou que tenham perfil compatível adquirido através de extensa experiência executiva. Exige-se pelo menos 5 anos de experiência em cargos de gerência ou direção.


As inscrições encerram-se em 15 de abril.

Mais informações clique aqui.

Quase proibido fumar... comentário interessante.

Luis Fernando Correia, comentarista do Saúde em Foco da rádio CBN, comentou sobre a questão da proibição do fumo em locais públicos trazendo dados interessantes. Vamos ouví-lo?

Sadia - decisão arriscada

Estamos acompanhando o noticiário sobre o problema(ão) no qual se envolveu a Sadia na questão das aplicações financeiras de altissimo risco e, com as perdas bilionárias ocorridas, o movimento no sentindo de se responsabilizar alguém em praça pública.

Bem, encontraram na pessoa do gestor financeiro o "judas" (até combina com estes dias) que deverá ser malhado em praça pública, exposto no "pelourinho", atirado aos tubarões, etc e tal, aplacando-se assim a sede de sangue - acharam o tal bode expiatório -, bem como a necessidade de se dirigir as luzes do palco para apenas um personagem, deixando-se os outros na sombra do backstage.... Sim, porquê nesta peça não deve ter apenas um personagem, quais outros estarão atrás das cortinas buscando abrigo das luzes? Essa história de que ele poderia ter feito movimentanções dessa monta sem que ninguém mais tivesse conhecimento... hummm, parece muito esquisito. E agora a decisão de processá-lo com exposição pública tipo big brother corporativo? Isso ainda vai dar muito pano para manga...
E a pergunta óbvia para um blog de temas de gestão de pessoas:
A política de buscar bodes expiatórios nos problemas de gestão repercute de que forma na estrutura da organização? O clima de salve-se quem puder, mulheres e crianças que se lasquem.... marca qual tipo de gestão na companhia?

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Colaboradores da RTE Rodonaves em ação de Páscoa

Este blog repercutirá todas as ações implementadas junto a grupo de colaboradores que tragam benefícios aos envolvidos - tanto executores quanto os "alvos" da ação. Aqui vai a primeira, realizada pelo pessoal da RTE Rodonoves. Se você participar de alguma ação do gênero mande a informação para este escriba (icaro@rhcentral.com.br). Com certeza, este tipo de informação poderá sensibilizar ainda muitos RH's que tem idéia de desenvolver alguma coisa, mas sem saber exatamente como fazê-lo.
Colaboradores do Bem
Sob a coordenação de Vera Lúcia Naves, diretora financeira e Isabel Bermudes, facilitadora de treinamentos da área de Talentos Humanos da RTE Rodonaves, o grupo Colaboradores do Bem realiza diversas ações sociais ao longo do ano.
Neste início de 2009 anteciparam a chegada do coelhinho da Páscoa na Creche Maria de Nazaré, que atende a crianças de 6 meses a 4 anos de idade, e no Lar do Vovô Albano, que atende a idosos carentes, ambas as instituições estão localizadas no bairro Tanquinho, periferia de Ribeirão Preto (SP).

A visita solidária foi realizada na última sexta-feira (03/04) quando cerca de 20 colaboradores da transportadora entregaram ovos de chocolate e ainda promoveram várias atividades com a criançada. "Ações como esta são muito importantes para as crianças. Nossa missão é dar à elas, que são o nosso futuro, a oportunidade de sorrir. Nada é mais gratificante do que vê-las cantando músicas do coelhinho da Páscoa, alegres por receber o ovo de chocolate", afirma Vera Lúcia Naves, diretora financeira da RTE Rodonaves e líder do movimento dos Colaboradores do Bem.

Os Colaboradores do Bem são uma comissão, constituída por colaboradores das mais diversas áreas da RTE Rodonaves, que tem como missão promover a responsabilidade social de forma consciente.
O grupo ‘nasceu’ em 2003, com o nome de Comissão Social. No início, reunia pouca gente, apenas cinco funcionários, mas logo eles se multiplicaram, criando ações na comunidade e incentivando o trabalho voluntário entre os colaboradores da empresa e proporcionando, assim, uma melhor qualidade de vida para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, solidária e sustentável.

A primeira grande ação social dos Colaboradores do Bem foi realizada no Lar Jovem Idoso, asilo localizado na periferia de Ribeirão Preto, escolhido por viver exclusivamente de doações da comunidade. No local foi construída uma pracinha, com bancos e jardinagem, e diversas outras melhorias, como pintura e reforma em todas as instalações. Após mais de um ano de obras, o local foi ‘reinaugurado’ em outubro de 2008, oferecendo uma melhoria na qualidade de vida aos cerca de 40 idosos carentes que lá vivem, muitos deles abandonados pela família ou vítimas de agressão.

Além do Lar Jovem Idoso, os Colaboradores do Bem já promoveram ações de Páscoa na Casa Caio, entidade que cuida de crianças soropositivas, e no Lar Pequeninos do Amanhã. Às vésperas do Natal, a comissão levou carinho, muita brincadeira e esperança às crianças do Carib – Centro de Abrigo e Apoio à Adoção de Ribeirão Preto.

Os Colaboradores do Bem também organizaram campanhas de doação de materiais elétricos ao Lar São Francisco de Assis, assim como de cobertores e banheiras de bebê para o Núcleo Assistencial Alan Kardec, ambos de Ribeirão Preto. Em 2005, durante uma epidemia de dengue em Ribeirão Preto, a comissão organizou um mutirão de limpeza e destruição de possíveis criatórios do mosquito Aedes aegÿpti, transmissor do vírus, e orientações à população sobre a doença.

Durante a Gincana "Alimente quem tem fome", os Colaboradores do Bem são responsáveis por organizar as cestas básicas e a distribuição dos alimentos e itens de higiene e limpeza arrecadados às entidades sociais de Ribeirão Preto e demais cidades envolvidas.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Quase proibido fumar... até nos fumódromos!

E agora RH,
qual o plano para os fumantes da empresa?

Ontem a Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou projeto de lei que proíbe o fumo em locais fechados e parcialmente fechados, públicos e privados, em todo o Estado de São Paulo. Inclusive os fumódromos (a proibição se estende a ambientes totoal ou parcialmente fechados em qualquer dos seus lados, por parede, divisória, teto ou telhado, não importando se há permanência ou circulação de pessoas). O projeto de autoria de José Serra e aprovado pela Assembléia irá à sanção pelo governador em 15 dias.

Exemplos de locais proibidos: Ambientes de trabalho, de estudo, de cultura, de culto religioso, de lazer e de esportes, bares, casas noturnas, áreas comuns de condomínios, hotéis, bancos, mercados, ônibus, táxis, carros de polícia.

Excessões: locais de culto religioso em que o fumo faz parte do ritual, residências, vias públicas e instituições para tratamento de saúde que tenham pacientes com autorização do médico para fumar.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Um pouco de Peter Drucker


" O ativo mais valioso da empresa do século XX foi seu equipamento de produção. O ativo mais valioso da organização do século XXI, seja ela empresarial ou não, será o trabalhador do conhecimento e sua produtividade".
Peter F. Drucker

Elaine Aere, entrevista bacana na p&n

A revista profissional&negócios deste mês entrevista Elaine Aere, diretora de recursos humanos da Accor Services. O pensamento da Elaine exposto no trecho da entrevista que vou reproduzir coincide em gênero, número e grau com a bandeira que a nossa Editora agita junto à comunidade de recursos humanos. É com relação a atenção especial a ser dada à área da SAÚDE CORPORATIVA. Veja abaixo o trecho:

p&n - Qual dos programas de RH da Accor demandam esforço maior para vocês do RH?

Elaine - O programa focado na área da saúde é o mais trabalhoso e o mais importante, pois mexe com atitude e comportamento. E para mexer com atitude e comportamento é preciso ter poder de convencimento, ou seja, o funcionário tem que se convencer de que se ele fizer aquilo vai ser melhor para ele e, é claro, que, por tabela, a empresa se beneficia também. Nós temos, por exemplo, informações nutricionais; temos também um psicólogo, um médico do trabalho que fica na empresa e cuida das pessoas que têm doenças crônicas, por exemplo, e fazemos minichecapes com todos os colaboradores, em que encontramos pessoas com problemas sérios de diabetes, pressão alta, colesterol, e que não tinham a menor idéia de tudo isso.

p&n - Você disse que esse programa de saúde é um processo que demanda poder de convencimento. E convencer é uma questão de comunicação. Como se dá, então, o trabalho de comunicação do RH na empresa?

Elaine - Nós usamos 'n' meios de comunicação dentro da empresa, tanto os mais tradicionais, como e-mails, o nosso jornal interno chamado "Comunica Ticket" e intranet, até alguns programas específicos, como um que denominamos "PAREDÃO", em que o gestor tem 15 minutos para comunicar tudo o que precisa e só pode usar cinco slides para isso. Esse projeto é uma forma de garantir que a comunicação atinja todos os funcionários, porque às vezes você faz um e-mail ou coloca no jornal e a informação não chega. Se a pessoa está com dúvida, a gente não deixa o bochicho continuar, coloca o assunto na "parede" e faz uma projeção. Não precisa ter sala especial e o importante é fazer fluir comunicação e as pessoas terem informações vindas de fontes seguras...

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Saem os 16 finalistas ao 'melhor emprego do mundo'

Daniele Ribeiro, gestora de RH da MaxiGate Inc. mandou esta notícia e nós não podiamos deixar de publicar:

Foram divulgados na noite desta quinta (02/04) os nomes dos 16 finalistas à vaga do "melhor emprego do mundo". A lista reúne candidatos da Índia, França, Taiwan, Inglaterra, EUA, Nova Zelândia, Canadá, Irlanda, Singapura, Austrália (com dois candidatos), Coreia do Sul, Holanda, Japão, Alemanha e China.

São seis mulheres e dez homens. Claire, mergulhadora e intérprete de Taiwan, foi a escolhida pelos votos de internautas - recebeu 151.676 votos. Ela concorreria com outros dez finalistas, mas a seleção decidiu ampliar o número de candidatos para 16, devido à qualidade dos candidatos e para garantir que os melhores perfis seriam analisados na seleção final. Esse grupo de selecionados saiu de uma lista com 50 semifinalistas - nenhum candidato brasileiro estava entre eles.

O "melhor emprego do mundo" é o trabalho de zelador em uma ilha paradisíaca na Austrália com salário de US$ 105 mil (cerca de R$ 235 mil). O governo de Queensland (Estado australiano) lançou o concurso dentro da campanha destinada a preservar sua indústria turística: um contrato de seis meses para tomar conta da ilha de Hamilton, na grande barreira de corais.

Quando a oferta foi anunciada, o site oficial (http://www.islandreefjob.com/) travou, em consequência do número de visitas superior ao esperado. O zelador ou zeladora terá por missão tomar sol, vagar pelas praias de areia branca, explorar o mar cristalino, realizar "pequenos trabalhos" e alimentar a cada semana um blog com fotos e vídeos. O processo final de seleção ocorre entre 3 e 6 de maio, na ilha de Hamilton.

*Publicado no UOL Notícias

Novos critérios do seguro-desemprego


O Conselho Deliberativo do FAT (Codefat) publicou a resolução nº 587/2009, que dispõe sobre os novos valores do benefício do seguro-desemprego, vigentes a partir de 1º de fevereiro.

Segundo o texto, para apuração do valor da parcela do seguro-desemprego, serão aplicados os seguintes critérios:


a) para média salarial até R$ 767,60, obtida pela soma dos três últimos salários anteriores à dispensa, o valor da parcela será o resultado da aplicação do fator 0,8;


b) para a média salarial compreendida entre R$ 767,61 e R$ 1.279,46, será aplicado o fator 0,8 até o limite da letra “a”, descrita anteriormente, e, no que exceder, o fator 0,5;


c) para a média salarial superior a R$ 1.279,46, o valor da parcela será igual a R$ 870,01, não podendo ultrapassar esse valor.



Nota publicada na newsletter Revista Filantropia On-line - nº192.

Rede de Limpeza à procura de parceiros

Como acompanho a mídia de forma geral, alguns amigos me pedem informações sobre oportunidades de negócios, principalmente aqueles que estão, ou fase de aposentadoria , ou que conseguiram juntar algum dinheiro e estão buscando novas oportunidades de vida. Vou começar a publicar aqui alguma coisa que vou vendo pelo mercado. A primeira:



A rede, de limpeza doméstica profissional, está à procura de franqueados. Objetivando abrir 50 unidades nos próximos três anos, a franqueadora buscou parcerias com a Ecolab, de produtos sustentáveis, e com a Kärcher, fabricante de sistemas de limpeza. O investimento inicial divulgado é de R$ 82.250,00 que inclui instalação, taxa de franquia e capital de giro. Veja mais dados da empresa e sua proposta em www.weclean.com.br.