quinta-feira, 19 de março de 2009

Terceiro Setor


É legal quando a gente percebe que nossas idéias estão conectadas no mundo astral ou real. Em 18/02 publiquei neste Blog uma idéia a partir de uma visita a uma exposição dos Médicos sem Fronteira. Vamos relembrar o que escrevi:

"Tive a oportunidade de conhecer recentemente uma exposição do trabalho desta organização na Praça da Sé em São Paulo e fiquei pensando em quantos profissionais que estão desligados de empresas poderiam dedicar um tempo para um trabalho voluntário que realmente faz a diferença. Claro que muita gente tem questões familiares a considerar, escolares, de saúde, etc. que é impeditivo para um deslocamento da onde mora por um período, porém, sem dúvida nenhuma, deve existir um outro grupo de pessoas com disponibilidade para tal e que poderiam analisar uma alternativa. Se você estiver neste grupo com possibilidade para um "sabático humanitário" vai aí a dica do site do Médicos sem Fronteira e os critérios para seleção de voluntários: http://www.msf.org.br/mhome.asp"...


Bem, para minha surpresa, saiu publicado no The New York Times desta semana, matéria com o seguinte título: DEMITIDOS SE VOLTAM PARA O TERCEIRO SETOR. Ao contar sobre uma executiva que estava no "topo do mundo" e, de repente, viu-se realizando trabalho social de explicar para desabrigados da crise como arrumar um prato de sopa, a matéria fala sobre a "um crescente exército de novos desempregados que estão marchando para os escritórios das ONGs em busca de fazer o bem, conhecer pessoas ou simplesmente preencher o tempo que costumavam gastar no escritório".

Quem sabe conseguiríamos difundir algo semelhante por estas terras.