terça-feira, 17 de março de 2009

O Desafio de Empreender


Hoje conversei com João Marcos Varella, psicólogo, profissional de gestão de pessoas e consultor atuando na DBM há muito tempo, sobre seu livro O DESAFIO DE EMPREENDER, Coaching para criar e gerir um negócio. Eu, como bom empreteco*, gedista** e empreendedor, tenho profundo interesse pelo tema e pelas influências que a gestão de pessoas tem sobre o resultado de um negócio/empreendimento comercial, de qualquer segmento da atividade econômica, daí a razão de buscar títulos sobre o tema. Bem, o João tem credenciais sólidas para escrever sobre o assunto, pois:

1.) Seu avô e pai foram empreendedores e ele respirou esse assunto desde que pequenino,

2.) Quando adulto ele também tornou-se empreendedor, na qualidade de investidor e participou de inúmeros projetos comerciais,

3.) É psicólogo, observador nato do comportamento humano,

4.) Na qualidade de consultor, vivencia as agruras de quem tem que decidir se deve deixar o conforto (aparente?) de um emprego para lançar-se no mundo incerto do negócio próprio.


Além disto tudo, é um perfeccionista: estudou técnica de produção de roteiro para poder utilizar uma linguagem que fosse amigável ao extremo para o leitor, que pudesse transmitir os conceitos de forma leve, mas consistente. Ainda não li o livro - o farei no próximo final de semana - mas quem o leu garante que ele acertou no alvo (Dr. Volnei Tadeu Ferreira, VP jurídico da ABRH-SP, por exemplo). Taí a dica.
*empreteco: sujeito (a) que participou do Empretec, programa das Nações Unidas orientado para empreendedores e ministrado no Brasil pelo Sebrae,

** gedista: sujeito (a) que participou do GD Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios que é um processo de desenvolvimento para empresários e profissionais que trabalham com negócios, que aproxima dois mundos até então distantes: Psicodinâmica e Negócios. Com o propósito de potencializar os resultados da empresa, o GD promove uma mudança de comportamento em seus participantes que passam a obter ganhos mais efetivos, tanto no que se refere à vida pessoal como profissional.